quinta-feira, 18 de setembro de 2008






C O N V I T E




Sensacional Festa do Folclore

Vocês não podem perder !!!!

Vai ter saci, curupira, mula-sem-cabeça e outros grandes personagens do nosso rico Folclore!

Você e toda sua família podem desfrutar de um dia agradável com: Lendas, parlendas e deliciosas comidas típicas...


Data: 20 de Agosto de 2008

Local: Escola Classe 03 de Planaltina

A partir das 16 horas


Tabela de preços:

Produtos:

Valor:

Baião de dois

10

Munguzá

5

Pé-de-Moleque

2

Canjica

2

Sarapatel

5

Pão de queijo

1

total

25


O Saci-Pererê

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.

O saci possui apenas uma perna, usa gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.

Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.

Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo e ganhou da mitologia européia, um gorrinho vermelho.

A principal característica do saci é a travessura, muito brincalhão ele se diverte com os animais e com as pessoas, muito moleque ele acaba causando transtornos como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.

Segundo a lenda, o saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.

Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.

Diz também a lenda, que os sacis nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos e após esse tempo, vivem mais setenta e setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.


Veja Mais !

Folclore brasileiro

As principais características do folclore brasileiro

leiro

O


quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Relatório do 4º Encontro

No quarto encontro, aprendemos e executamos todas as etapas para criação do blog - 1º Abre-se o navegador de internet e criamos um gmail; 2º Na barra de endereços, digita-se o site do google, a seguir clica-se nas opções "mais" e "muito mais"; 3º Clica-se em "blogger", e inicia-se a configuração do blog, onde preenchemos os dados solicitados a partir da conta do email - logo após iniciamos a postagem - Escolhemos uma imagem de acordo com o tema pretendido, um título e escrevemos o texto - daí, publicamos a postagem, visualizamos o blog, caso tenhamos que alterar alguma informação, voltamos em editar ou excluir postagens, com nova publicação. Encerradas as etapas, inserimos os endereços dos blogs dos colegas participantes. Também, discutimos a utilização do blog na prática escolar.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A educação e sua relação com a música

Desde pequena a música me atrai, gosto de relembrar momentos importantes da minha vida ouvindo velhas canções. A música tem o poder de nos levar a muitos lugares em um curto espaço de tempo, sem falar na linguagem universalmente compreendida por todos, independente de se entender a letra de uma canção , é possível absorvermos uma mensagem única, que de acordo com sua percepção, falará mais que mil palavras...
A educação, assim como a música deixa marcas profundas em nossas vidas, dependendo das escolhas que fazemos e de como alguns educadores influenciaram em nossas escolhas. Quando nos lembramos da primeira professora, as brincadeiras nos dias de recreação com os colegas, a escolha profissional, enfim os acontecimentos que fizeram parte desta construção, são determinantes em nossa personalidade. Então por que não conciliar duas coisas tão sublimes e universais : Música e Educação, para um caminho de sucesso ?

Os caminhos bem sucedidos da Educação


"Ai de nós educadores se deixamos de sonhar sonhos possíveis"
(Paulo Freire)