quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Plano de aula

Disciplina: Geografia
Conteúdo: Paisagens Naturais
Série: 2ª
Objetivo: Com o auxílio de diversos componentes presentes nos computadores do laboratório de informática, os alunos deverão identificar os diferentes tipos de paisagens naturais, bem como estas podem ser transformadas pela ação do homem.


-Introduzir o conteúdo a partir de conversa informal á respeito da paisagem natural do lugar onde moramos e das modificações causadas pelos seres humanos.

- Pedir que os alunos façam uma pesquisa na Internet (iceweasel), de paisagens naturais e paisagem modificadas pela ação do homem, fazendo assim uma análise minuciosa dessas grandes transformações.

-Os alunos deverão fazer uma consulta ao blog, onde estarão alguns pontos que serão pesquisados e descritos por eles:

*A região onde você mora é montanhosa ou plana ?
*As ruas são de terra, de paralelepípedo ou asfalto ?
*Ao redor de sua casa existem árvores ? Quantas ?
*Essa vegetação é natural ou plantada pelo homem ?
*Ao redor existem ou não animais ? (descreva os que você vê)
*Perto existem lagos ou rios ?
*No seu bairro o ar é poluído ?

-Depois de colhidas as informações de todos os alunos, vamos produzir um texto coletivo, este deverá ser registrado com a utilização do editor de texto Writer, do BrOffice

-Utilizando o aplicativo Ferramentas de Produtividade, Draw do BrOffice, os alunos deverão fazer a ilustração do texto, desenhando as paisagens naturais e como estas foram transformadas.

-Com a utilização dos recursos do BrOffice impress, criar uma apresentação de slides para os alunos, com as seguintes paisagens:

*Chapada Diamantina, BA
*Bairro Central de São Paulo, SP
*Praia de Japaratinga, AL
*Rios Tietê e Tamanduateí, SP
*rio Samaúma em Marechal Deodoro, AL
Depois das apresentações, perguntar aos alunos:
-O que existe nessas paisagens que foi feito pelo ser humano ?
-O que existe que não foi feito pelo ser humano ?
Você já esteve em lugares como os que estão nas fotos? Descreva-os.


_Levar os alunos a refletirem sobre a rápida transformação que ocorrem nas paisagens naturais, que vem acarretando problemas para a vida na terra,sendo um dos problemas mais graves a poluição do ambiente. Os alunos deverão deixar um comentário no Blog, á respeito de como melhorar o ar que respiramos, como impedir que “matem” os rios, ou seja, como melhorar a qualidade de vida para os seres humanos.

Um comentário:

Eliene disse...

Nenhum aluno vai querer ficar de fora dessa aula, bem interessante e completa!